Aquarismo Acessível: Episódio 06 - Minha água está turva! E agora?

https://www.aquarismobizarro.com.br/epis%C3%B3dios/episode/267f8cc8/aquarismo-bizarro-06-minha-agua-esta-turva-e-agora


Will: Fala galera, que acha que peixe é pato e dá farelo de pão! Aqui é o Will.


Rodrigo: E aqui é o Rodrigo, hoje nós vamos falar sobre os sinais da água turva. Olhou pra ela e não tá legal, viu partícula? Teu aquário tem um problema? Esse 5 itens que vamos listar fazem tu identificar 90% de problemas no teu aquário.


Will: Vamos pro primeiro item: a deficiência na filtragem.


Rodrigo: A deficiência na filtragem é algo que é muito nítido, vão ter partículas soltas, uma cor de água marrom que não dá para confundir com tanino, uma água com amônia…


Will: Isso também tá muito relacionado com filtros de baixa qualidade, alguns filtros chineses e principalmente os filtros caseiros, o pessoal adora fazer uma gambiarra na garrafa pet, no pote de Whey…


Rodrigo: Os engenheiros levam trinta anos para desenvolver um canister e aí o cara vai lá e faz numa garrafa pet e fala que é a mesma coisa.


Will: É idêntico, até a passagem de água...


Rodrigo: Tu olha pro aquário do cara e tá uma maravilha, né?


Will: A água chega a estar azul.


(Risos)



Rodrigo: A deficiência de filtragem pode estar relacionada tanto com as mídias que tu tá usando quanto ao fluxo de água. O fluxo de água dentro do aquário é em media 5x a tua litragem, se tu tem um aquário de 100L, o fluxo de água do teu aquário tem que ser em média uns 500L. Não pode haver no teu aquário zonas mortas, isso é muito importante, não adianta ter 500L de água só num canto, precisa circular em todo o aquário. E também tem que verificar as mídias, no outro podcast nós falamos sobre elas e o que é importante. Tem sempre que usar mídias adequadas e na quantidade certa pro seu aquário.


Will: E o pessoal que tem aquário muito grande, a gente sempre recomenda um filtro auxiliar para ajudar a dar movimentação em cantos que não tem circulação, até mesmo um Wave Maker, os filtros comuns de esponjinha dentro vão te dar aquela ressalva de não ter zonas mortas.


Rodrigo: Bom, filtragem é a primeira. Se tu verificou e tá tudo certo, pode ser a ração, a quantidade tem que ser mínima.


Will: Mesmo que tenha que por 3x por dia ração pro peixe.


Rodrigo: Tem que ser muito pouco, vamos criar uma regrinha base aqui, se tu tem grão, bota mais ou menos pra cada 5cm de peixe 1 grãozinho, 2x ao dia. Não põe excesso de ração que vai estragar teu aquário.


Will: Sua filtragem tá ok, a ração que tu tem é de boa qualidade? Vamos ao próximo item que pode estar causa da tua agua turva


Rodrigo: Falta de manutenção ou espaçamento entre manutenções, quem mantém o aquário limpo é tu, não é o Cascudo, não é o “limpa vidro”, isso é mito.


Will: Esse é o trabalho do aquarista.


Rodrigo: Se tu chegar numa loja e falar que a o teu vidro está sujo e o vendedor te vender um cascudinho pra limpar seu vidro, beleza, ele limpa o vidro, comeu a alga e aí a sujeira foi onde? Ele cagou num saquinho e jogou pra fora do aquario pra tu pôr no lixo? Não, continua no aquário, é mito. Não existe ser vivo no aquário que vai limpar ele.


(Risos)


Will: Peixes detritívoros não comem a própria sujeira, só alga e ração.


Rodrigo: Depois evapora né, vira luz. Enfim, existem 3 manutenções: a diária, a semanal e a mensal.

A diária é acender e apagar a luz, se tu tiver planta ou precisar. No máximo 8 horas por dia, se não tiver plantas, liga a luz só quando quiser curtir o aquário depois de desligada, tu nunca viu peixe pegando sol na superfície, né? Luz não é vital pro peixe, luz é vital para a planta.


Will: Quem tem plantas no aquário tudo bem, tem aquele fotoperíodo de 8 horas sem exceder muito.


Rodrigo: E alimentar os peixes, essa é a diária. A manutenção semanal é repor o nível de água do teu aquário, ele não pode estar com nível baixo, principalmente se tu usa hang on, porque se ele tiver fazendo cachoeira e caindo muito alto, significa que está abaixo do nível do motor. Se faltar luz, o cano que puxa água vai devolver a água do filtro e ele vai ficar seco e quando voltar a luz vai ficar no seco e queimar. Teu nível de água tem que estar sempre dois dedos pro transbordo, 4cm a medida.

O limite de água que pode descer é esse, não deixa baixar disso, o aquário tem que tá sempre cheio. Essa é manutenção semanal, repor a água. Se precisar limpar o vidro, passa uma esponja, uma escovinha de dente que não arranha o vidro nem nada.


Will: Uma coisa que eu já vi acontecer muito, é que a água de reposição tem que ter condicionador também, porque tem gente que acha que só porque é 1L de água pode por com cloro.


Rodrigo: Não vai dissolver completamente tudo, tem que repor com os produtos. Outra coisa, no inverno se teu aquário tá quente e tu por uma água gelada lá, é perigoso. Primeiro faz uma água quentinha com a temperatura do aquário, cuida o PH que tem que corrigir antes de por no aquário, não vai simplesmente jogar tudo lá dentro porque teus peixes podem sentir, mesmo sendo 1 ou 2 litrinhos.

E aí a mensal, tu vai sifonar o fundo, os aquários que são para sifonar, que não são plantados nem que tem areias finas. Vai sifonar o aquário e vai tirar 30% a 40% da água, vai limpar teu filtro, faz os testes, repõe a água e aí tá feito.

Aquela história de “será que tenho que trocar o refil que tá há 6 meses no filtro, só tô lavando”, gente, o refilzinho dura um mês por causa do carvão, depois de um mês não serve pra nada. Então a manutenção tem que ser feita no máximo mensal, porque tu tem que imaginar que essa caixa de vidro, tudo que tu jogar lá dentro continua lá dentro, se tu colocar um pote de ração lá pra dentro, ele tá lá, tu só não tá vendo ela, mas a substância tá lá dentro.


Will: A água evapora, a sujeira não.


Rodrigo: A água que evapora é pura, tu tá concentrando matéria orgânica no teu aquário, manutenção é vital.


Will: A filtragem está correta, a ração também, tu tá fazendo a TPA direitinho… O que mais pode estar causando a água turva? O excesso de fauna.


Rodrigo: Excesso de peixe, seja por tamanho ou por quantidade. A gente fez uma regrinha aqui, que é uma regrinha tripla. A primeira é 1cm de peixe adulto por litro de água.


Will: Sempre medir a quantia de peixe pelo tamanho adulto,isso é muito importante


Rodrigo: Meu peixinho hoje tem 5cm, ele cabe no meu aquário que tem 10L, mas aquele peixinho vai chegar ao 35cm. Então ele não cabe.


Will: Um bom exemplo é o Oscar, peguei ele pequeno, tem só 10cm então consigo criar ele num de 10 litros.


Rodrigo: Isso não existe. A segunda regra também é importante, por exemplo, tenho uma Carpa que chega até 1 metro, então consigo pôr num aquário de 100 litros? Não! O que acontece, tu tem que ter pelo menos 5x o tamanho do peixe adulto em comprimento de aquário e pelo menos 1,5m de largura, então se essa tua carpa chegar a um metro, só pra ela precisa de no mínimo um aquário de 5m de comprimento por 1,5 de largura, pra ela poder ter uma natação livre, e aí sim dentro dessa litragem tu consegue voltar a primeira regra lá de 1cm de peixe.

E a terceira é: tua mídia biologia tem que ser correspondente com os centímetros/litros da quantidade dos teus peixes, ou do seu aquário, o que vier primeiro. Meu aquário tem 200L, então nesses 200L tenho que ter no mínimo filtragem biológica para 200L.

Mas aí eu botei um pouco mais de Neons, por exemplo, então eu tenho ali 300cm/litro, então tem que ter filtragem para 300L.


Will: Sempre filtragem pra cima, mídia biológica é imprescindível. Tu precisa dela de toda forma e quanto mais, melhor.


Rodrigo: Essas são as principais pra tu avaliar se tem problema na tua água. A deficiência de filtragem, seja por movimentação ou mídia, a ração em excesso ou má qualidade, espaçamento ou falta de manutenção, excesso de peixe seja por tamanho ou quantidade e ai tem a última que é algo mais externo, algo com um tronco que causa tanino, a coloração de chá que fica dentro do aquário


Will: Alguma pessoas até gostam né.


Rodrigo: Porque causa um efeito amazônico e tal, mas a maioria das pessoas quer uma água cristalina e não uma cor de chá, até porque depois de um mês o tronco para de liberar tanino. Aí tem gente que usa de desculpa que é o tanino e o filtro do cara nem funciona, é a ração, é tudo.

Tronco causa tanino, cor de chá, não amarelada. Água verde é excesso de luz, pegando muita claridade ou ficando com a luz ligada muito tempo, temperatura, nutrição.


Will: São basicamente algas suspensas.


Rodrigo: E o que elimina algas verdes é a lâmpada UV e alguns algicidas também, mas aí é químico, tenta evitar.


Will: A gente nem recomenda muito porque é fácil saber de onde vem a fonte do erro e solucionar sem tem que botar mais química no teu aquário.


Rodrigo: Essas dicas para avaliar que nós passamos é pra sempre analisar o que tá causando o problema e não tratar o problema em si, porque aí tu quebra todo o resto da cadeia que ele promove dentro do aquário.


Will: Sabe aquela coisa que vó fala? Que é melhor prevenir do que remediar, é mais ou menos isso.


Rodrigo: Então, sintomas clássicos de água: cor de chá é tanino, água verde são algas, água esbranquiçada é morte biológica.


Will: Síndrome do aquário novo, acontece bastante.


Rodrigo: As vezes até um aquário já maturado por algum procedimento errado mata alguma parte da biologia e fica esbranquiçado.


Will: Deixou a biologia sem circulação, secou a mídia..


Rodrigo: Quando isso acontecer, a recomendação é a troca de 30% a 40% da água, deixar o aquário totalmente no escuro, se quiser colocar um carvãozinho só para ajudar a retirar essas partículas que vão ficar. E aí vai neutralizar e em 2 ou 3 dias tua água já volta a ficar cristalina. Outras causas da agua turva podem ser não lavar o cascalho.


Will: Grande parte dos cascalhos, apesar de dizer que são pré lavados, é recomendado uma limpeza nele, da uma limpadinha nele porque sai sempre um poeirinha.


Rodrigo: Basicamente, se tu fizer a check list desses 5 problemas que nós falamos, 90% dos casos tu vai chegar ao problema do aquário, então pra não ficar muito longo, por hoje é isso e eu fico por aqui, um grande abraço!


Will: Então pessoal, qualquer dúvida, sugestão ou crítica envie um email para aquarismobizarro@gmail.com e é isso. Feito!


20 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo