top of page

Aquarismo Acessível: Episódio 07 - Quando usar Aquecedor?


Wil: Fala galera que usa lâmpada incandescente no aquário para não gastar com termostato, aqui é o Will!


Rodrigo: E Aqui é o Rodrigo, a gurizada sempre chocando peixe, né?


Will: Chocadeira de aquário é ótimo.


Rodrigo: Então, a gente vai falar sobre aquecedor, o inverno chegando aqui no sul no sudeste… Vocês precisam de aquecimento no aquário, até a gurizada do norte do nordeste, acham que tão fugindo do aquecimento? Não é assim e hoje a gente vai explicar isso!


Will: O porquê que você precisar de aquecimento no aquário é bem simples, o peixe não gera o seu próprio calor, ele é de acordo com a temperatura da água. O metabolismo dele é mais acelerado com a temperatura maior e mais reduzido com a temperatura menor.


Rodrigo: Ah, mas o meu peixe é de água fria... Teu peixe sobrevive em água fria, é muito diferente viver em água fria.


Will: Mas qual é essa água fria que a gente tá falando? Isso o pessoal não nota.


Rodrigo: A questão principal é: tem peixes que são mais resistentes a água fria e tem peixes que são mais resistente a água quente, porém nenhum peixe é resistente oscilação de temperatura porque isso não acontece na natureza com uma abrangência tão grande quanto acontece no aquário. Principalmente aqui na região sul do país onde a gente tem uma oscilação de temperatura que a gente tem duas estações divididas somente por uma letra, né, ou a gente tá no inverno ou a gente tá no inferno, começa com 5 graus de manhã e à tarde está dando 32.

Essas oscilações matam peixe. Então a primeira função do termostato não é aquecer a água, é manter a temperatura do teu aquário estável.


Will: É por isso que ele é um termostato. Ele chega naquela temperatura e ele tem um termômetro que vai medir a temperatura que ele está deixando na água e quando chegar naquela média ele vai desligar, simples.


Rodrigo: Isso aí me lembrou uma coisa aqui tem muita gente que no verão desliga o termostato porque acha que vai estar consumindo luz. Se ela não tiver na temperatura abaixo do que ele foi regulado. Ele simplesmente vai estar desligado totalmente, ele não tá fazendo circuito inteiro para tá consumindo luz, então deixa ele ligado porque se porventura em alguma situação fizer um pouquinho mais de frio e o teu termostato não tiver ligado aí é íctio certo.


Will: E para faunas pequenas, como os Neons e Tetras pequenos, o íctio é quase fatal. É muito difícil tu conseguir salvar ou curar uma fauna inteira quando tem esse problema.


Rodrigo: O íctio é uma doença associada, principalmente, a essa situação da temperatura, tu pega peixes maiores e mais fortes e até consegue dar uma segurada com o ictio ou fazer um tratamento mais rápido mais um peixe pequeno vai embora muito fácil.


Will: Exatamente, assim pessoal, se você ajustou o termostato para 26 temperatura média do aquário está 27. O termostato está desligado, pode manter ele conectado na energia sem problemas.


Rodrigo: Aí uma coisa assim, o pessoal que costuma navegar nas redes e ver canais em outro lugar, por exemplo, o Green Aqua. Você vai ver que os aquários plantados lá são 22 ou 23 graus, a média é essa. É aí fala, pô, mas os cara tem neons… Sim, porque na natureza tu tem essas temperaturas também, só que elas são estáveis lá eles mantém uma sala controlada em uma temperatura certa.


Will: A galeria inteira é controlada em uma temperatura só.


Rodrigo: Aqui, a temperatura que a gente recomenda é 26, 27, 28… entre essa graduação. Porque a gente tem uma situação muito grande para cima de algo que eles não têm lá.

Então, tu tem uma temperatura que se fizer 26 graus, os caras tão pelado na rua morrendo de calor. Manaus lá 26°, o pessoal tá com casaco, né? Experiência própria.


Will: Oh, o desumilde!


Rodrigo: As realidades são diferentes, eu escrevi um texto sobre aquecimento que é uma coisa que a gente quer falar aqui. Que também não existe uma regra para termostato.

Tu vai ver regras tipo, um watt por litro e não sei da onde tiraram isso porque não existe essa regra para aquecimento.

Um exemplo bem clássico aqui, se fosse 1W/L, isso contaria para Manaus, Salvador, assim como contaria para Porto Alegre, esse mesmo Watt por litro? Will: Pra Serra também, não tem como ser , as temperaturas são diferentes.


Rodrigo: As temperaturas são completamente diferentes, não tem como segurar os lugares que fazem mais frio, precisam de termostatos. Hoje tem no mercado é um Watt meio 1.8 por litro.


Will: Os termostatos comuns.


Rodrigo: Os termostatos que vem com aquecedor, não aquela peça de museu antiga.


Will: Que era só o termostato e depois tu comprava o aquecedor e conectava tudo nele.


Rodrigo: A gente tá falando de coisa nova, de celular, tá? Não de orelhão. (Telefone público para quem não conhece essa expressão)


(Risos)


Rodrigo: Mas tem uma nova geração de termostatos da Eheim, ele faz 0.4W/L, tu pega o aquecedor deles de 300 watts, ele dá para um aquário de até 1.000 litros é um absurdo o négocio.


Will: A liga que ele é feito é completamente diferente.


Rodrigo: Não é uma coisa comum, tu olha o termostato ele chega a ser bonito.


Will: Com certeza.


Rodrigo: Mas, a gente não tá aqui para vender Eheim, a gente está aqui para falar que tem que usar aquecimento. Ah, mas eu moro num lugar que não oscila temperatura... Vai chegar algum momento que vai oscilar.


Will: Infelizmente a temperatura não é constante em lugar nenhum do mundo, não tem como ser porque temos Estações definidas aqui no Brasil. Mas isso não quer dizer que num dia não posso abaixar mais do que o normal ou aquecer muito mais que o normal


Rodrigo: Eu vou dar um exemplo do que eu vivi nas semanas que eu passei em Manaus. Mesmo sendo próximo à linha do Equador, que não tem as estações que tem no Sul, tu tem dias que vai chegar lá uns 24, 25 graus de manhã e aí de tarde vai dar uma subida para uns 32 graus e essa oscilação é suficiente para matar peixe. Pode ser que não vá de imediato. Mas tu tá minando a resistência do teu peixe


Will: Mas assim, por que essa oscilação é perigosa para o peixe? Isso baixa a imunidade dele. O metabolismo dele é prejudicado porque ele tem que ficar se adequando a essa temperatura toda hora, essa oscilação demora para conseguir ser suportada pelo peixe, então a imunidade dele vai cair e vai dar entrada para fungos, bactérias e parasitas, então, é por isso que tem que ter aquele termostato sempre mantendo aquela temperatura.


Rodrigo: E quanto a métodos de aquecimento, existem tecnologias hoje que de formas seguras vão manter o teu peixe numa condição de água sempre estável. Então sempre um aquecedor com termostato. Existem aquecedores que os termostatos para canister. Existe pro pessoal do marinho os Chillers com aquecimento… Mas usa sempre as técnicas corretas, aquela história de que tu vai usar a lâmpada para aquecer o aquário não funciona.


Will: Essa é a intro do nosso podcast!


Rodrigo: Ah, pelo amor de deus pega lâmpada, enfia no rabo e diz que é vagalume, mas não bota no aquário! Não faz isso.


(Risos)


Will: Pessoal, todas as intros que nós temos no nosso podcast são coisas reais que realmente aconteceram que são bizarras.


Rodrigo: Exatamente. Por isso Aquarismo Bizarro, são coisas que a gente vê no dia a dia e olha que o nosso dia a dia que é bem pesado.


Will: Eu diria que é radical, a gente consegue uma adrenalina com essas coisas.


Rodrigo: Consegue um ódio no coração.


Will: Foi graças as gambiarras e as merdas que vocês fazem aí no aquário que deram entrada para a gente criar esse podcast.


Rodrigo: Ah não todo mundo, né?


Will: Não, todo mundo não, vocês que fazem errado.


Rodrigo: Vocês que fazem errado, para de fazer errado e começar a fazer certo. Se você não gosta da gente, vocês odeiam a gente, para de fazer errado. Aí não vai mais existir o canal, porque a gente não vai ter mais o que falar de gambiarra.


Will: Eu vou seguir a dar informação gratuita, sem cobrar por isso e nem falando que pode colocar Kinguio com Cascudo. Isso daí é a informação que tem que estar acessível para todos.


Rodrigo: Mas, enfim, pessoal aquecimento tá bem dito aqui hoje. Qualquer coisa que vocês queiram saber ou vai passar o endereço para vocês e eu fico por aqui. Um abraço.


Will: Então pessoal qualquer dúvida, sugestão ou crítica, por favor, envie um e-mail para aquarismobizarro@gmail.com. E é isso, muito obrigado e falou.


96 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page