top of page

Aquarismo Acessível: Episódio 11 - Fauna correta pra litragem do meu Aquário!

https://www.aquarismobizarro.com.br/epis%C3%B3dios/episode/29ae90d6/aquarismo-bizarro-11-fauna-correta-pra-litragem-do-meu-aquario


Will: Fala galera que compra amônia em farmácia para ciclar o aquário, aqui é o Will!


Rodrigo: E aqui é o Rodrigo, hoje nós vamos falar sobre quais os melhores peixes para o seu aquário, o que é melhor colocar, qual melhor mistura…


Will: Antes de entrar no assunto do podcast de hoje, eu quero pedir para a galera que tá ouvindo, divulgar! Muitos amigos nossos já estão compartilhando, a gente tem recebido muitos emails interessantes sobre pessoas que estão aprendendo com a gente, tão vendo que temos uma base firme.


Rodrigo: Tu tá curtindo nosso material? Então compartilhe para chegar cada vez mais longe, a gente não ganha nada com isso. É pura e exclusivamente para informação.


Will: A gente não monetizou o podcast só para avisar vocês.


Rodrigo: Então, agradecer todo mundo que tá ouvindo, muito obrigado pessoal!


Will: Vamos lá, vamos começar com aquário base, um aquário simplezinho que às vezes a primeira opção do pessoal é de 30 - 40 litros.


Rodrigo: Aquário de 30 a 40 litros é o começo de quase todo mundo, todo mundo gosta de aquário pequeno, bons para suportes pequenos, para peixes pequenos e antes de mais nada você tem que entender que não é todo peixe! Tem que ser por biótipos diferentes, regiões diferentes, tipos diferentes, famílias diferentes, têm muitos tipos de águas no mundo inteiro! Então não é simplesmente entrar na loja e falar que quer três desse e dois daquele, escolher os maiores, mais bonitos e ir misturando.


Will: É o que a gente tem falado em todos os podcasts.


Rodrigo: Se você viu os primeiros podcasts, tu viu quais informações de tamanho, qual melhor aquário… Enfim, depois de tudo isso, você vai ver que o melhor é sempre fazer o que é perfeito pra eles, escolher o biótipo que você quer trabalhar, se tu quer trabalhar com amazônico, com uma Malawi, com ciclídeos africanos Tanganica ou de outro lugar, ciclídeo não é só ciclídeo.


Will: É, essa família é grande.


Rodrigo: “Eu vi lá na Internet que dá para misturar todos os ciclídeos” - não né? Tem ciclídeos americanos que são de pH extremamente ácidos,nós temos três principais, que são ciclídeos de rios com pH neutro, os do Malawi que são pH 8,3 - 8,4 e depois do Tanganica que são 9,1 - 9,4. Até a alimentação altera.


Will: Exato! Altera um monte de coisa.


Rodrigo: A melhor dica que eu posso falar para vocês é escolher o melhor biótipo antes de tamanho, porque daí você trabalha na melhor condição de água. Já a água, é para fazer a mesma para todo mundo, alimentação também,não pega peixes carnívoros e mistura eles com herbívoros, senão vai gastar uma fortuna com vários tipos de ração, ração diferente para cima para baixo.


Will: E talvez alguns peixes nem comam porque alguns vem antes.


Rodrigo: Exatamente, então, sempre faz um biótipo que a maior parte é sucesso e voltando para o tamanho dos aquários, 30-40 L são dos pequenos quase médios, são os melhores para iniciar.


Will: Poecilídeos em geral, Molinésia, Guppy, Espadas, Platy.... São peixes que dão cores legais no aquário e que a manutenção não é tão grande.


Rodrigo: É um peixe bom para quem quer começar, pra quem quer ver o peixinho cuidado, bonitinho. Acho que é onde gente começou no aquarismo, é um aquário muito bacana.

Will: Uns lebistes…


Rodrigo: Aqui mais são selvagens.


Wilson: Exatamente.


Rodrigo: Não é colorido que nem na loja.


Will: Até porque na natureza não tem como ser coloridos porque senão eles seriam alvos diretos, algo brilhando no meio do rio o predador ia pegar fácil.


Rodrigo: E outra dica para quem quer começar já pulando para um pH ácido, os biótipos amazônicos. Um aquário de 30 a 40 litros pode fazer com tetrinhas pequenos, hoje tem uma variedade gigante de tetras, Neons, Rodostomus, Foguinho… Claro, nunca superpovoando, nunca tendo uma população acima. Sempre lembrando daqueles outros podcast do início que a gente fala sobre aquário e quantidade de peixe.


Will: Regrinha do centímetro de peixe por litro de aquário no peixe adulto.


Rodrigo: Tem várias regras, aí vamos para um aquário médio.


Will: 80 litros…


Rodrigo: 80L, com ele já dá para ter uma brincadeira maior, um peixe um pouco maior, talvez uns Barbus, começa a trabalhar com aquário asiático


Will: com pH mais neutro.


Rodrigo: Pode ter um aquário de Tricogaster, Colisas, Labeos. Eu tinha uma característica que em quase todos meus aquários eu colocava Labeos, eu gosto muito deles.


Will: Esse era teu biótipo, né?


(Risos)


Will: Labeo é um peixe extremamente agressivo com outros Labeos, territorialista para caramba, tem que ter esse cuidado.


Rodrigo: Com outros peixes eles são até mais tranquilos, mas Labeo com Labeo dá guerra.


Will: Até o pessoal que tá no amazônico ainda consegue colocar as Bandeiras.


Rodrigo: Numa litragem um pouquinho maior de100 - 120L porque o Acará é um peixe que vai ficar territorialista ele vai ter o espaço dele, é só uma questão de tempo, então, já partindo do 100 para cima para um Acará. Aí a gente já entrou nos 200 litros, de 200 a 400 já é um aquário considerado grande, não é Jumbo, mas é grande. É um ótimo aquário para se trabalhar com Discos e com Acarás, não tô falando para misturar.


Will: São biótipos diferentes.


Rodrigo: A gente tá falando dicas de peixe, não que é para misturar todo mundo junto. Então, se tu vai fazer um de Disco, dá preferência para o Disco, bota cardumezinhos pequenos, mas nunca põe de ventosa com Disco.


Will: Cascudos principalmente.


Rodrigo: Cascudos, comedores de algas, Otocinclus, enfim, muito menos Cascudo com Kinguio, pelo amor de Deus! 220 litros a gente já começa os Kinguios.


Will: Exatamente, já dá uns 5 a 6 Kinguios.


Rodrigo: No máximo e com uma filtragem muito boa.


Will: De preferência cânister.


Rodrigo: Porque Kinguio a gente tem uma regra. Porque como ele suja muito, ele precisa de espaço para que ele desenvolver, o ideal é tu já começar a ter Kinguio nunm aquário acima de 100, 120 L e calcular uma média de uns 40 litros por Kinguio. Então, vamos colocar em um aquário de 200L, uns cinco.


Will: No limite.


Rodrigo: Bem tratadinhos, então, quanto mais litragem tu tem, mais tu vai conseguir colocar, mas nunca superpopular, nunca botar muito peixe. E a gente já entra em ciclídeos africanos, os do lago Malawi, os Tanganica ,ciclídeos amazônicos, os americanos tu tem aí os Green Terror, Jack Dempsey...


Will: Acará Severo, Oscar...


Rodrigo: Tem uma gama muito grande de peixe ciclideos e depois dos 400 litros eu vou considerar um Jumbo.


Will: Aí já começa com Arraias, com Aruanã.


Rodrigo: Sempre respeitando a litragem e a metragem, mas, tu tem um uma grande quantidade de peixes. No aquário jumbo, tu vai trabalhar com Aruanã, Tucunarés... Geralmente aquários de gente que gosta de pescaria, eles tem aquários jumbos para ter os peixes que ele gosta de pescar, então tu vai ter Tucunaré,Surubim, Pirarara.

Isso a gente tá falando de 400 litros para cima , pra muito mais, 1.500L. Lembrando que se você tem esses peixes menores tipo Platy do aquário de 40 litros e quer fazer um aquário de 400 litros só para eles, nada impede, todos aqueles que a gente falou abaixo, ele se encaixa nos maiores, pode fazer um mega aquário só para um monte de Platy.


Will: 900 litros de puro Platy.


Rodrigo: Nada impede.


Will: Deve ficar incrível!


Rodrigo: Colorido para caramba. Mas a questão é que os peixes que a gente tá falando no mínimo da litragem pra eles, tenta não diminuir disso porque senão teu peixe vai ter algum problema. E cuidando sempre o biótipo, né? Não vai colocar Acará-bandeira com Kinguio, isso não funciona.


Will: E tem gente que faz ainda, o que eu acho incrível.


Rodrigo: Cascudo com Kinguio, o cascudo para limpar o vidro. Tem essas jogadas aí, não funciona assim, pessoal, vai dar problema mais lá na frente. Então, eu vou ficando por aqui, um grande abraço!


Will: Então, pessoal, qualquer dúvida, sugestão, crítica ou ideias, por favor nos mande um e-mail para aquarismobizarro@gmail.com logo estaremos no Instagram também e vai ficar mais fácil de fazer umas livezinhas no futuro, respondendo perguntas ao vivaço, então, falou!


425 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page