top of page

Aquarismo Acessível: Episódio 12 - Respondendo e-mails dos ouvintes!


https://www.aquarismobizarro.com.br/epis%C3%B3dios/episode/e41276f1/aquarismo-bizarro-12-respondendo-e-mails-dos-ouvintes


Will: Fala galera que bota o peixinho na janela para pegar um sol para dourar a escama, aqui é o Will!


Rodrigo: E Aqui é o Rodrigo! Bah, um peixinho bronzeado! A gente vai fazer um podcast especial respondendo às perguntas, as críticas e os elogios que mandaram para gente.


Wilson: A gente quer agradecer a toda galera que tá compartilhando e ouvindo o podcast, que está interagindo com a gente pelo WhatsApp, que por enquanto é onde a gente tá divulgando, agradecer o pessoal da Delta Aquarismo que nos fez uma divulgação legal.


Rodrigo: A Mocinha Sincera ajudou bastante também, então se tu gostou do conteúdo e achou bacana e divertido, compartilha aí que tá dando uma ajuda grande para gente, nós não ganhamos nada com isso, é única e exclusivamente para passar a informação adiante.


Will: Nós não monetizamos nosso podcast porque a gente quer informação de qualidade e sem custo.


Rodrigo: Exatamente, não que a gente não precisa.


Will: A gente precisa sim!


(Risos)


Rodrigo: A gente quer realmente passar informação sem custo.


Will: Então a gente tá aqui com a conta do Nubank, quem quiser fazer doação...


Rodrigo: Então, vamos lá, começando aqui com as perguntas.


Wilson: E-mail número 1! O Juliano Souza, de Recife perguntou: As plantas que a gente acha na beira de rio e lagos dá pra colocar no aquário?


Rodrigo: Abraço, Juliano! Então sim, porque antes dessas plantas estarem sendo industrializadas e vendidas em potinhos elas são de rio.


Will: Exatamente.


Rodrigo: Só tenha um cuidado muito grande para não pegar de um lugar que esteja muito poluído. Tem que fazer uma boa limpeza, né? Não usando detergente e essas coisas.


Will: O pessoal do Guaíba aí tem que cuidar!


(Risos)


Rodrigo: Faz uma limpeza, bota num outro aquário,de repente fazer uma podas. E aí sim, se tu tem dentro do teu aquário todos os elementos para manter essa planta viva, tá bem tranquilo. A segunda pergunta é do João3742.


Will: Grande João 3742, um abraço!


Rodrigo: João é de Sapucaia, aqui pertinho, ele falou assim: o meu filtro tem que ficar ligado 24 horas? Sou leigo e quero montar um aquário.


Will: Sim, o seu filtro tem que ficar sempre ligado, ele é o coração do teu aquário, ele tem que estar batendo para manter os peixes vivos.


Rodrigo: Basicamente ele que oxigena, ele que faz tudo,


Will: Segura aquelas partículas…


Rodrigo: Tem muita pessoa que tem dúvida porque às vezes bota no quarto o filtro e ele faz barulho. Mas pra começar que filtro bom não faz barulho. Tem alguma coisa estranha se ele ta batendo, mas sim, tem que ficar ligado 24 horas.


Will: Então, vamos lá, a Renata_JK disse que tem um aquário de 39L e quer saber quais peixes e que filtragem ela pode utilizar.


Rodrigo: Pode usar policilideos, cardumes de tetras pequenos e filtragem, para esse de 39L, um HS400 da Ocean Tech eu indicaria.


Will: Hang on também dá;


Rodrigo:Sim, hang on é bem acessível, depois tu consegue modificar ele com Purigen.


Will: Vai melhorar a filtragem.


Rodrigo: Aí algo melhor depois tem a Eheim, mas a nossa dica aqui é um HS400 da Ocean Tech, é um bom início para ti que tá começando.

O próximo email é do César, o César não botou sobrenome nem cidade.


Will: César, um abraço seu César sem sobrenome e sem nada!


Rodrigo: O César sabe que é para ele, então, César um abraço para ti. Ele falou assim: seria melhor eu comprar um aquário usado ou mandar fazer um novo?


Will: Aí tem muita coisa envolvida, porque se a pessoa que tá fazendo ele para ti tem noção de como fazer um aquário e não só pegou as chapas de vidro e colou, tudo bem, vale a pena. Senão um usado de bom estado pode até dar.

Rodrigo: Já vi muito usado surpreender por causa do pessoal que quer se livrar do aquário porque quer comprar um maior, ou vai se mudar e faz um pacotão bem interessante, com equipamentos interessantes, eu já vi venda de um aquário de 200 litros com tudo e o cara queria R$600.

É como tudo, sempre que for usado tem que analisar se tem arranhão, a espessura do vidro. se vale a pena e se ta tudo direitinho.


Will: O tamanho da aquário influência.


Rodrigo: Porque normalmente quando uma pessoa quer se desfazer de algo é porque esse algo não está dando muito certo, então tem que tomar cuidado nessa parte aí.


Will: Ou em casos de mudança mesmo, espera todo mundo se mudar para comprar barato. Então, vamos lá, o Roberto Vieira de Caxias do Sul mandou para gente perguntando: Quais peixes são mais fáceis para reproduzir em um aquário?


Rodrigo: Policilideos…


Will: Tetra, Molinésia, Platy, Guppy, Espadas...


Rodrigo: ...são peixes que tu normalmente vai botar um macho para três fêmeas e ele tem uma boa taxa de reprodução, ciclídeos também são legais de de fazer.


Will: Acará do Congo, esse é um bicho que se reproduz.


Rodrigo: Tem os Kribensis, esse bicho quando começa a reproduzir, eles não param.

A próxima mensagem é do nosso grande amigo Bryan, ele mandou no WhatsApp para mim.


Will: O grande Brayan de Canoas!


Rodrigo: Quanto tempo em média vive um peixe?

Assim tem uma regra que eu aprendi que os americanos que eles abreviam muito bem isso aí, esses pequenos vivem de 4 a 7 anos, peixes médios de 7 a 10 anos


Will: O médio seria de quantos centímetros?


Rodrigo: a partir dos 10cm até 20cm e acima disso 20 a 30 anos, depois tem as carpas que vivem 60 a 70, então quanto maior o peixe mais ele vive.


Will: Maior a longevidade.


Rodrigo: Quase 1 cm por ano, vamos dizer assim. O João Vitor também não disse da onde, ele é, quando mandar e-mail tem que mandar a cidade também, a gente gosta bastante de saber de onde vocês são, a gente tem um alcance legal, então, ele ta dizendo assim: Meu cascudo briga com meu Betta…


Will: Não, pera aí, tem coisa errada aí!


Rodrigo: ...o que eu faço para parar isso?

Olha, João Vitor, se tu ainda não comprou um ringue e as luvas de boxe…


Will: Então tu tira eles daí.


Rodrigo: ... melhor o Betta sair porque um cascudo comum chega pelo menos uns 60cm, o Betta ta em desvantagem porque não tem armadura, o Cascudo tem uma armadura alem de ser completamente incompatível.


Will: É um e-mail bizarro, esse foi o real e-mail bizarro.


Rodrigo: Não existe pergunta burra, existe resposta burra e a gente é burro para caramba.

Outra mensagem foi do Rafael Cruz de São Paulo, em São Paulo o Corona tá pegando, cuidado pra não por corona no aquário. O Rafael Cruz falou: tenho tijolo no Sump - risos - e funciona muito bem.

Isso não foi uma pergunta, isso foi um momento aquarismo bizarro


(Will batendo palmas)


Will: O nosso primeiro aquarista bizarro se pronunciando aqui.


Rodrigo: Eu acho que ele ta com Corona, então, nossa resposta é que a gente vai ouvir outra pergunta, tá bom? A Júlia falou: Ouço o podcast desde o início e dou muita risada com as loucuras que vocês fazem nos aquários. Vocês tem Instagram?

A gente não faz loucura nos aquários, a gente expõe as pessoas que fazem, os nossos são bem normais. Quanto ao Insta, Júlia, quando tu ouvir isso aqui, provavelmente já vai estar ou está rodando. Então já fala para o pessoal aí @aquarismobizarro, segue lá, se não tiver disponível esse arroba vai ser @aquarismobizarropodcast. Então, procura lá, é a mesma imagem do Spotify e do Anchor.


Will: O nosso Bettinha.


Rodrigo: A gente vai responder aqui o Henrique, nosso Geólogo.


Will: Um abraço Henrique, desculpa por ter falado que basalto é calcário. Essa é minha errata.


Rodrigo: Depois a gente vai falar aí as erratas, todo mundo erra, né? A gente tem que ter humildade para reconhecer isso, O Geólogo falou que seria legal falar quais são as fontes de pesquisas que a gente utiliza e onde a gente orienta o pessoal a pesquisar. Respondendo o Henrique, grande parte da pesquisa é sempre nos grandes Laboratórios e tenta sempre manter uma meta de informação, não precisa pegar uma informação literal, entra no site da Sera que tem vários manuais muito bacanas para fazer um aquário base, um plantado, mas vai ver que tem que usar toda a linha de produtos deles, não há necessidade de usar toda a linha de produto deles, tu vai ver ele falando que é preciso usar o condicionador de água. Tu sabe que tu precisa usar um condicionador bom então.


Will: Independente de qual seja.


Rodrigo: Então, Sera, Seachem, Tropical é um site de plantas que ajuda muito também.


Will: A database deles é bem grande.


Rodrigo: Tem a Chácara Takeyoshi com informações sobre plantas bem legais, temos canais no YouTube de caras profissionais para caramba, se tu gosta de plantado tem o Green Aqua, os caras são show de bola.

Uma uma meta ambiciosa seria entrevistar essas caras não sei como mas a gente vai.

Esses canais principais como Sera e JBL tem muitas dicas e dicas técnicas. Então, você retira aquela informação matriz, aquela informação base e tu aplica nos seus aquários. Agora uma pergunta que eu recebi do William de Guaíba, amigo nosso aqui da loja um abraço: Por que o pessoal de Jumbo insiste em colocar peixes como o Oscar em aquário de 100 litros?

Essa resposta é simples, né? É porque eles vão tudo na mesma festa lá do Rafael de São Paulo.


Wilson: É tudo telha no Sump, né?


Rodrigo: Eles vão fazer um encontro, tem um grupo no WhatsApp só para falar disso. Então assim, essa pergunta vai entrar na mesma do Rafael. Eu tô indo embora, não vou falar nada.


Will: O cara sabe que é errado tá fazendo, né.


Rodrigo: É aqueles caras que falam que o pneu furou e não vai comprar outro, vai usar uma tora de madeira que funciona, aquele cara que faz o curso de inglês, paga 300 pila por mês para colar na prova.


Will: Ele vai só para marcar presença.


Rodrigo: Eu não tô nem aí se vai colar na prova, é tu que tá aprendendo, tu que tá fazendo essa merda. Então essa coisa aí. Só respondendo aquelas perguntas de hoje, eu fui.


Will: Por favor, continue mandando essas perguntas que foi muito legal a leitura desse mês, essas coisas são muito engraçadas e continue mandando qualquer dúvida, crítica ou sugestão para aquarismobizarro@gmail.com, feito!


36 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page